A Somattos Engenharia foi agraciada, em dezembro de 2023, com o selo de Ouro no Prêmio Prevision. O reconhecimento é oferecido a empresas que buscam constantemente aumentar a eficiência na construção civil por meio de uma gestão e planejamento de obras mais ágeis, através da Plataforma Prevision, desenvolvida para gerar domínio completo das construções, incluindo redução de desperdícios, otimização e alocação de recursos.

Avaliando 360 construtoras de todo o Brasil, apenas 10 conquistaram o ouro: incluindo a Somattos, na categoria de construtoras com até 5 obras simultâneas.

Em 2022, no primeiro ano de uso da ferramenta, a Somattos conquistou o Selo Prata de desempenho.

Para a seleção da premiação, entre as empresas que utilizam a plataforma, foram avaliados três critérios: performance de prazo, grau de maturidade e engajamento.

PRÊMIO PREVISION 2023

No dia 13 de dezembro de 2023, ocorreu a mais recente edição do Prêmio Prevision. Através deste evento promovido anualmente, a Prevision reconhece e prestigia os clientes que buscam constantemente melhorar a gestão e planejamento de obras, trazendo mais eficiência para a construção civil.

Selo Prevision

Selo de reconhecimento concedida à Somattos pelo Premio Prevision 2023.O Selo Prevision busca homenagear as construtoras e incorporadoras que atingiram os melhores resultados baseado nos parâmetros:

Performance de prazo

O indicador de performance de prazo valoriza as construtoras e incorporadoras que se preocupam com o prazo de entrega de seus empreendimentos e o cumprimento do planejamento proposto. Como critério de análise, é considerado o Índice de Desempenho de Prazo (IDP) e os dias de atraso dos projetos gerados pela análise da dashboard dentro da plataforma.

Grau de maturidade

Através de uma pesquisa respondida pelos próprios clientes, o grau de maturidade reconhece aqueles que possuem processos de planejamento e estruturação interna mais consolidados a nível de pessoas, processos e tecnologia.

Engajamento

O terceiro critério que compõe o ranking do Selo Prevision é o engajamento. Por meio dele, é valorizada a usabilidade e engajamento dos clientes com a plataforma, considerando a realização de medições e replanejamento, acompanhamento da dashboard, uso dos exportáveis do cronograma, gestor ativo e número de usuários ativos na plataforma. 

Estas funcionalidades permitem uma maior previsibilidade na gestão, maior poder decisivo aos líderes e melhora na comunicação entre o canteiro de obras e o escritório.

A Somattos e o reconhecimento Prevision

Placa de reconhecimento concedida à Somattos pelo Premio Prevision 2023.Para entender melhor o impacto dentro da Somattos, conversamos com Otávio Oliveira, Engenheiro de Planejamento da construtora. Confira a seguir:

Como a Somattos conseguiu elevar seu desempenho da conquista do Selo Prata no ano passado para a conquista do Prêmio Ouro este ano na categoria de construtoras com até 5 obras simultâneas?

“O prêmio é apurado em 3 vertentes: Performance, engajamento e grau de maturidade. Do ano passado para este ano, entramos com mais duas obras (Evolution e Hub Savassi) e no período de avaliação mantivemos o bom desempenho do Diamond para os demais empreendimentos, não havendo necessidade de reprogramar o cronograma base das obras. Outro ponto importante foi a evolução quanto a utilização da plataforma, evoluímos na gestão de médio prazo, que já se encontrava disponível para uso em 2022 e por estratégia ainda não tinha sido abordado por nós, o que foi feito neste ano;”

Qual foi o papel crucial da gestão e do planejamento de obras para que a Somattos se destacasse entre mais de 360 construtoras de todo o Brasil e conquistasse esse reconhecimento?

“Hoje mantemos um acompanhamento constante das obras. Discutimos o cronograma semanalmente com nossos engenheiros de obra, e o Prevision auxilia em tomadas de decisões rápidas, onde podemos estabelecer metas de curto e médio prazo para as obras. Desta forma sabemos claramente as atividades que estão atrasadas, as que precisam ser adiantadas e as que atrapalham a sequência executiva dos empreendimentos. Diante disso, temos a possibilidade de tomar decisões assertivas e com metas que possuem real probabilidade de serem cumpridas;”

Quais estratégias específicas a Somattos adotou para aprimorar a eficiência na execução de suas obras, resultando no Prêmio Ouro da Prevision?

“O principal fato foi tornar o cronograma de obra mais democrático. Hoje os setores de projetos executivos, suprimentos e supervisão de obras conseguem saber em qual ponto a obra se encontra a qualquer momento. Discutimos previamente prazos de compra e prazos de necessidade de entrega de projetos, gerando maior previsibilidade no momento da execução, para que nossa equipe de campo consiga executar a atividade. Caso ocorra atraso em algum item, replanejamos para que o não cumprimento tenha o mínimo impacto possível.”

O GRUPO SOMATTOS

Desde 1976, a Somattos Engenharia combina o que há de mais moderno na arquitetura e engenharia a propostas de design inovadoras e sustentáveis, com um único objetivo: superar todas as expectativas. 

Referência por aliar excelência, transparência e respeito ao cliente, a Somattos tem portfólio amplo, diferenciado pelo elevado padrão de acabamento, modernidade e beleza arquitetônica.

Incorporadora e construtora, a Somattos tem uma história com marcos importantes em sua trajetória. Dentre eles, o primeiro lugar no Grande Prêmio Nacional de Arquitetura, concedido em 2006 para o Ed. La Forme, o título de melhor projeto arquitetônico do Brasil em 2020, recebido pelo Home Residence no International Property Awards e o 28º Prêmio Master Imobiliário, em 2022 com o La Réserve.

A Somattos tem na localização privilegiada de seus empreendimentos a força de seu DNA e é uma das principais referências do seu segmento, atuando em Minas Gerais e São Paulo. 

Todos os empreendimentos possuem certificação de qualidade ISO 9001:2015 e PBQP-H nível A.O Grupo Somattos conta, também, com a Tetum Engenharia.

ACOMPANHE AS NOVIDADES EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram

Linkedin

Facebook

Youtube