Então você encontrou o apartamento dos seus sonhos, mas ainda não tem na conta o valor necessário para a aquisição? O financiamento imobiliário talvez seja uma boa opção para você.
Realizado por bancos públicos e privados, o mercado oferece a possibilidade de carta de crédito via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ou a carta de crédito utilizando o seu FGTS.
A decisão sobre qual financiamento escolher depende muito do imóvel a ser adquirido e do seu perfil. Muitos bancos oferecem gratuitamente em seus sites um simulador habitacional que pode orientá-lo sobre qual modalidade é a melhor para você.
Decidi qual tipo de financiamento terei. E agora?
Após decidir como financiará o seu novo apartamento, vem a parta burocrática do processo para conseguir a sua carta de crédito. Cada instituição financeira tem as suas exigências para a concessão de financiamento.
Confira abaixo quais são os documentos necessários para habilitar-se para um financiamento imobiliário via Caixa Econômica Federal:
· COMPRADOR(ES) – PF (Pessoa Física):
§ Documento oficial de identificação
§ Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses
§ Certidão de casamento
· USO DO FGTS:
§ Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal
§ Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS
· IMÓVEL:
§ Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula
· VENDEDOR(ES) – PF (Pessoa Física):
§ Documento oficial de identificação
§ Comprovante de estado civil
· VENDEDOR(ES) – PJ (Pessoa Jurídica):
§ Representante Legal: Documento oficial de identificação
§ Empresa Ltda. ou Firma Individual:
o Documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão Simplificada da Junta Comercial
§ Sociedade Anônima (S/A):
o Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial
E depois de entregar a documentação?
A entrega da documentação é apenas um dos passos no caminho até o seu novo imóvel. Depois de entregar a listagem de documentos no banco escolhido, começa o processo de análise de crédito. Algumas instituições já aprovam de imediato.
No próximo estágio, o banco avalia o imóvel que você escolheu. Nesse momento, se levanta todo o tipo de informações e possíveis pendências que o bem a ser adquirido tem.
Estando tudo em ordem, o processo é finalizado com a assinatura do contrato e trâmites de cartório. Geralmente, entre dar entrada no financiamento e chegar nesta etapa final, são apenas 30 dias.
E você, já passou por todo o processo de financiamento imobiliário? Conte pra gente nos comentários como foi.