Seja na hora de comprar ou vender, alguns itens fazem toda a diferença na avaliação de um imóvel. Vários aspectos impactam diretamente o momento em que o corretor entra até a hora em que ele sai de um imóvel, na avaliação.

Na hora de precificar um imóvel, há itens que dependem de fatores técnicos. Já outros, são mais subjetivos e mudam de acordo com o momento de mercado. Para esclarecer o tema, preparamos uma lista com o que é considerado na avaliação de um imóvel para a venda.

Localização

Um dos fatores que mais impactam no preço de venda de um imóvel é a sua localização. É sabido que determinados bairros têm o metro quadrado mais caros que outros. Essa alteração é causada pela história da região, acesso ao transporte público, proximidade às vias principais da cidade, tipo de comércio e índices de criminalidade.

Detalhes do apartamento

Apartamentos em bom estado de conservação, feitos de materiais nobres e duradouros são mais valorizados. Ao fazer uma compra, lembre-se de prestar atenção nesses esses itens, que podem passar despercebidos, mas fazem muita diferença na hora da revenda.

Além disso, unidades em andares mais altos tendem a ser mais valorizados, seja pela vista e/ou pela privacidade que oferecem.

Infraestrutura

Este é um fator considerado na avaliação de um imóvel para a venda que impacta na compra de apartamentos. Área de lazer com espaços exclusivos e sistema de segurança são todos itens que pesam na balança na hora de precificar um imóvel.

Idade do imóvel

Imóveis mais novos, em via de regra, são mais caros. Quando pensamos em apartamentos, os mais antigos e usados, com ao menos 15 ou 20 anos, têm preços mais competitivos. Contudo, antes de fechar negócio, verifique as instalações hidráulicas, elétricas e certifique-se que não há necessidade de reformas ou reparos.

A credibilidade da construtora

Muita gente não considera esse item, o que é um grande erro. Quanto mais renomada for a construtora, mais valorizado é o apartamento – aí está a importância de, na hora de comprar um imóvel, também levar isso em consideração.

Por fim, não se esqueça de, na hora de pedir uma avaliação do seu imóvel, escolher dois especialistas no assunto (seja um corretor, imobiliária ou profissional avaliador) para ter mais de um ponto de vista. 😉

Na sua opinião, qual o principal fator da nossa lista impacta na avaliação de um imóvel na hora da compra? Deixe o seu comentário e compartilhe com a nossa rede a sua experiência!