Dúvidas frequentes


Segurança para instalação de objetos/adornos no meu imóvel


Para maior segurança nas instalações em seu imóvel, tais como armários, adornos decorativos em paredes, kits de banheiros, dentre outros, deve-se conhecer a marcação de tubulações elétricas, de água, esgoto e gás para evitar perfurações.

Antes dessas instalações você deve verificar os desenhos arquitetônico e de instalações constantes no item “Desenhos” no Manual do Proprietário recebido no ato da entrega do seu imóvel.

 


Medição individualizada de água


Os empreendimentos que possuem medição individual de água já são entregues com toda a previsão para instalação dos medidores. A solicitação do medidor individual deverá ser realizada pelo proprietário diretamente em uma das agências da Copasa.

Para saber qual agência mais próxima de você e documentos necessários, verifique em “Primeiras Orientações” no Manual do Proprietário recebido no ato da entrega do seu imóvel ou no site da Copasa.


Para solicitar a ligação de energia em seu imóvel


Para solicitar a ligação de energia em seu imóvel você deverá entrar em contato com a Cemig através do telefone 116 e solicitar uma ligação nova. Além dos seus dados pessoais, deverá ser informado o tipo de disjuntor presente em seu apartamento. Você poderá obter essa informação nas “Primeiras Orientações” no Manual do Proprietário recebido no ato da entrega do seu imóvel ou junto ao SAC da empresa através do telefone (31) 3236-2717.


Sobre a garantia do imóvel


O início da garantia do imóvel se dá a partir da assinatura do “Termo de Entrega” pelo proprietário e  respeita os prazos conforme a “Tabela de Garantias” presente no Manual do Proprietário recebido no ato da entrega do seu imóvel. Tais orientações são elaboradas conforme a NBR 5674:99 – Manutenção de Edificações – Procedimento (ABNT).

De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor o proprietário deve seguir os prazos para reclamação por vícios aparentes e ocultos, conforme definições abaixo:

VÍCIOS APARENTES – Vícios aparentes são aqueles de fácil constatação, detectados no recebimento do imóvel. O prazo para reclamação desses vícios é de 90 (noventa) dias contados a partir da data de assinatura do Termo de Entrega do imóvel.

VÍCIOS OCULTOS – São aqueles não detectáveis no momento da entrega da unidade e que podem surgir durante a utilização normal do imóvel. O prazo para reclamação deste tipo de defeito é de 90 (noventa) dias contados a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito, desde que ocorra dentro do período de garantia especificado na Tabela de Garantias do Manual do Proprietário.

No caso de defeitos que ocorram em equipamentos pré-industrializados, valem os mesmos prazos para reclamação, todavia as condições e prazos de garantia são aqueles especificados pelo fabricante.

SOLIDEZ DA CONSTRUÇÃO – A Somattos responderá pelo prazo de cinco anos a contar da data da conclusão da obra pela solidez e segurança da edificação. Portanto, defeitos que venham a ocorrer em peças e componentes da estrutura do edifício (lajes, pilares, vigas, estruturas de fundação, contenções e arrimos), e que possam comprometer a sua segurança, deverão, no prazo de cinco anos, serem corrigidos pela empresa.